Atuais Dispositivos de Armazenamento

Os dispositivos de armazenamento, são basicamente dispositivos, ou qualquer mecanismo que permita a gravação de algum item. Encaixando-se em dispositivos de armazenamento primário (principal) e secundário. As três grandes classificações são: Dispositivos de armazenamento por meio magnético, Dispositivos de armazenamento por meio óptico e Dispositivos de armazenamento por meio eletrônico.

Dispositivos de armazenamento por meio magnético

São os mais usados atualmente, permite grande densidade de informação, podendo armazenar uma grande quantidade de dados em um espaço físico pequeno. Apesar de serem os mais antigos, eles vieram se aperfeiçoando com o tempo.
Para a gravação dos dados,  a cabeça de leitura e gravação do dispositivo, gera um campo magnético, que magnetiza dipolos magnéticos, representando dígitos binários, de acordo com a polaridade utilizada.
Como exemplo de dispositivos de armazenamento por meio magnético, podemos citar os Discos Rígidos (também conhecidos com HDs ou hard disks), os Disquetes (também conhecidos como discos flexíveis ou floppy disks), os Jaz Drives, as fitas DAT, entre outros.


Laptop-hard-drive-exposed.jpg - Evan Amos


Dispositivos de armazenamento por meio óptico

Esse tipo de dispositivos são os mais utilizados de informações multimídias, sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música e etc. Apesar disso também são muito utilizados para o armazenamento de informações e programas, sendo especialmente utilizados para a instalação de programas no computador.Exemplos de dispositivos de armazenamento por meio óptico são os drives de CD-ROM (leitores de CD), CD-RW (gravadores de CD), DVD-ROM (leitores de DVD), DVD-RW (gravadores de DVD) e Combo (um misto de CD-RW com DVD-ROM, capaz de ler e gravar CDs e apenas ler DVDs) e Blu-Ray Disc.
OD Compact disc.svg
Compact Disk - ( CD )
Dispositivo de armazenamento por meio eletrônico


Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações.

SSD Sandisk Plus, 240GB, Sata III, Leitura 530MBs e Gravação ...
Solid State Drive - (SSD)

Postar um comentário

0 Comentários