Antes dos Computadores...

Ábaco - 3000 a.C (Aproximadamente)

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.



Algoritmo - 780 a.C (Aproximadamente)

Os historiadores da palavra algoritmo encontraram a origem no sobrenome, Al-Khwarizmi, do matemático persa do século IX Mohamed ben Musa , cujas obras foram traduzidas no ocidente cristão no século XII, tendo uma delas recebido o nome Algorithmi de número indorum, sobre os algoritmos usando o sistema de numeração decimal (indiano). Outros autores, entretanto, defendem a origem da palavra em Al-goreten (raiz - conceito que se pode aplicar aos cálculos). Álgebra e algorismo também formam formas corrompidas da palavra, pois as pessoas esqueciam as derivações originais. O dicionário Vollständiges Mathematisches Lexicon (Leipzig, 1747) refere a palavra "Algorithmus"; nesta designação está combinado as noções de quatro cálculos aritméticos, nomeadamente a adiçãomultiplicaçãosubtração e divisão. A frase "algorithmus infinitesimalis" foi na altura utilizado para significar; "maneiras de calcular com quantidades infinitésimas" (pequenas), uma invenção de Leibnitz. Também é conhecido no meio financeiro, como "algos"


Logaritmos de Napier - 1614

Ele é mais conhecido como o descodificador do logaritmo natural (ou neperiano) e por ter popularizado o ponto decimal. Na decodificação dos logaritmos naturais, Napier usou uma constante que, embora não a tenha descrito, foi a primeira referência ao notável "e", descrito quase 100 anos depois por Leonhard Euler e que se tornou conhecido como número de Euler ou número de Napier.


Regra do deslizamento - 1621

O matemático inglês william oughtred criou a regra do deslizamento. As calculadoras primárias dos engenheiros nos séculos xix e xx-réguade cálculo).O princípio da regra do deslizamento é a tradução de todas as computações para adições ou subtrações equivalentes que possam ser executadas num conjunto de escalas deslizando umas sobre as outas.

Pascaline – 1642

La pascaline (a pascalina) foi a primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal em 1642.
Originalmente, ele pretendia construir uma máquina que realizasse as quatro operações fundamentais, mas apenas conseguia fazer diretamente operações de adição e subtração. As operações de multiplicação e divisão podiam ser feitas por repetição. Blaise Pascal se motivou a criar esta máquina porque seu pai era contador e precisava de ajuda com cálculos mais avançados. Pascal então, com seu conhecimento em física e em matemática criou uma máquina com um engenhoso sistema de engrenagens que fazia contas de adição e subtração. Quando a engrenagem vira-se a direita era feito adição, quando vira-se a esquerda era feito a subtração dos valores armazenados em 2 ou 3 engrenagens anteriores.
Arts et Metiers Pascaline dsc03869.jpg

Tear de Jacquard - 1804

Em 1804, Joseph Marie Jacquard, mecânico de teares Lyon - França, inventou um sistema para comando automático das operações repetitivas e sequênciais até então executadas manualmente pelos tecelões. 
O sistema era contruído com um conjunto de cartões metálicos perfurados ligados uns aos outros por aros, também metálicos, constituindo uma "fita" continua (visível à esquerda no desenho) que avançava, cartão a cartão, sobre uma "estação de leitura". 
Na "estação de leitura" um conjunto de agulhas metálicas caía sobre os cartões. A combinação de agulhas que passavam através de uma perfuração e as que eram impedidas de o fazer por não existir a perfuração correspondente constituia um código binário para execução de uma operação.


Máquina diferencial - 1642


A máquina diferencial foi um invento de Charles Babbage, para cálculos com polinómios.
Em meados do século XIX, em plena segunda fase da Revolução Industrial, estavam em progresso muitas tentativas de automação de processos, com destaque para aqueles envolvendo cálculos para a composição de tabelas trigonométricas e de logaritmos quer para o emprego na navegação, na pesquisa científica ou na engenharia.
Algumas pessoas tentavam conceber máquinas que executassem este tipo de cálculo, tendo sido construídos vários modelos. A máquina mais avançada, entretanto, jamais entrou em produção: a chamada máquina diferencial de Babbage.
Um modelo foi apresentado por Babbage, na Inglaterra, em 1822, capaz de resolver equações polinômicas através de diferenças entre números, e assim, de efetuar os cálculos necessários para construir tabelas de logaritmos.
A máquina tinha a capacidade de receber dados, processá-los, armazená-los e exibi-los. Graças a ela Babbage ficou conhecido como o pai do computador e conseguiu apoio governamental para criar um modelo mais complexo, o "Engenho Analítico".
Devido a problemas de engenharia e a conflitos pessoais e políticos de Babbage, o projeto do Engenho Analítico jamais foi concluído.
Em 1991, o Science Museum em Londres construiu a máquina diferencial de Babbage n° 2 para uma exposição sobre a história da computação.


Máquina analítica - 1642
Idealizada em 1833 por Charles Babbage, um professor da Universidade de Cambridge,considerado o "pai" da informática moderna, a máquina analítica era muito similar, emconceito, aos computadoresatuais. Usava um sistema decimal e era capaz de realizar virtualmente qualquer operação. De acordo com o projeto, a máquina analítica de Babbage podia somar, subtrair, multiplicar e dividir em sequênciaautomática a uma velocidade de 60 somas por minuto.
A máquina - quando construída - seguiria instruções programadas e seria mesmo capazde optar entre instruções diferentes, baseando-se nos 
resultados das operações anteriores.
Tanto os dados como as instruções eram introduzidas por meio de cartões perfurados, e os resultados finais sairiam impressos automaticamente.
No entanto, a máquina não foi construída e apenas uma pequena parte foi montada e              m 1871, aquando da morte de Babbage.


Postar um comentário

0 Comentários