Alguns Grandes da Informatica

Jarkko Oikarinen
Se você hoje troca mensagens instantâneas pela Internet, através do Facebook ou do Live Messenger, precisa agradecer a esse programador finlandês, o criador do Internet Relay Chat (IRC), primeiro protoloco de bate-papo na internet.

Uma curiosidade: o IRC foi usado na I Guerra do Golfo e na tentativa de golpe de Estado na Rússia em 1991, para a tropas manterem contato, quando todas as outras formas de comunicação estavam bloqueadas.
Grace Murray Hopper
Quem olha para a foto dessa senhorinha com ares de vovó (faleceu em 1992, com 85 anos), não imagina que estamos falando de uma almirante da marinha norte-americana, heroína da Segunda Guerra Mundial e analista de sistemas habilidosa, que inventou o primeiro compilador, tipo de programa que transforma a linguagem usada pelo programador (códigos-fontes) em instruções de máquina (programa executável).
A sra. Grace trabalhou no subcomitê que definiu os termos do COBOL, no Pentágono, e também cunhou o termo "bug", como identificador para falhas nos códigos-fontes (que depois se tornou sinônimo de qualquer falha na informática).
Quando se fala de mulheres poderosas, as revistas femininas esquecem gente como a sra. Grace e só dão ênfase a cantoras, atrizes e políticas (nada contra). A homenagem à brilhante mulher coube mesmo à Marinha americana, batizando um contratorpedeiro poderoso de USS Hopper, nos mares desde 1998.

"Sir" Timothy  Berners  Lee
O físico britânico é diretor do World Wide Web Consortium (W3C); ele criou e implementou o conceito de navegação multimídia através de páginas compostas de hyperlinks para outras URLs. Criou, de quebra, o primeiro servidor, o primeiro editor e a primeira página publicada sob os padrões do HTTP (hyper text transfer protocol) em 1990, junto ao CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).
Pelos seus feitos, Tim ganhou o título de "sir" da realeza britânica e hoje é professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), na área de inteligência artificial.
Sem o trabalho de Lee, você nem estaria navegando por esta matéria hoje.


E os dois homens mais importantes da informática são:


Bill Gates
William Henry Gates III KBE, GCIH, (Seattle, 28 de outubro de 1955) mais conhecido como Bill Gates, é um magnata, filantropo e autor norte-americano, que ficou conhecido por fundar junto com Paul Allen a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado.
Gates ocupa atualmente o cargo de presidente não-executivo da Microsoft, além de ser classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo, posição ocupada por ele de 1995 a 2007, 2009, e em 2013. É um dos pioneiros na revolução do computador pessoal.
Enquanto estudavam em Harvard, os jovens desenvolveram um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a serem lançado nos Estados Unidos - o Altair 8800. Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das primeiras empresas no mundo focadas exclusivamente no mercado de programas para computadores pessoais ou PCs.
Gates adquiriu ao longo dos anos uma fama de visionário (apostou no mercado de software na época em que o hardware era considerado muito mais valioso) e de negociador agressivo, chegando muitas vezes a ser acusado por concorrentes da Microsoft de utilizar práticas comerciais desleais.
Bill Gates anunciou no dia 16 de junho de 2006, que iria deixar progressivamente o cargo de diretor da Microsoft até 2008 para poder se ocupar da fundação de caridade Bill & Melinda Gates Foundation.
No dia 27 de junho de 2008, Bill Gates retirou-se definitivamente da Microsoft para se dedicar inteiramente aos seus projetos filantrópicos.
Mesmo tendo anunciado a sua aposentadoria da Microsoft, na prática Bill Gates continuará dedicando 20% do seu tempo (um dia por semana) para assuntos relativos à Microsoft. Ele continua a atuar como chairman da Microsoft e conselheiro no desenvolvimento de projetos-chave. Ele somente não estará nas decisões do dia-a-dia e dedicará mais tempo e energia ao seu trabalho relacionado à saúde e educação na Fundação Bill & Melinda Gates.
Em 2 de junho de 2007 o mexicano Carlos Slim Helu, que aparecia no segundo lugar da lista assume o posto de homem mais rico do mundo com fortuna estimada em 67,8 bilhões de dólares, após ultrapassar o fundador da Microsoft.
Em 2008 a lista de bilionários da Forbes, aponta Gates como o terceiro homem mais rico do mundo, com fortuna estimada em 58 bilhões de dólares. Em 2009, mesmo vendo seu patrimônio ser reduzido em 18 bilhões de dólares, retomou a condição de homem mais rico do mundo, segundo a mesma revista, com uma fortuna de 40 bilhões de dólares. Em 2010 a fortuna de Carlos Slim Helu volta a assumir o primeiro lugar da lista com uma diferença de 0,3 bilhão de dólares, deixando Bill Gates com a posição de segundo homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada em 53 bilhões de dólares.
Em maio de 2013, Bill Gates voltou a ser o homem mais rico do mundo, ultrapassando o mexicano Carlos Slim Helu.

Steve Jobs

Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011) foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.
No final da década de 1970, Jobs, em parceria com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica do usuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.
Após perder uma disputa de poder com a mesa diretora em 1985, Jobs demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direcionadas aos mercados de educação superior e administração. A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar, sendo então seu CEO de 1997 a 2011, ano em que anunciou sua renúncia ao cargo, recomendando Tim Cook como sucessor.
Morreu em 5 do outubro de 2011, aos 56 anos de idade, devido a um câncer pancreático.
Filho de Joanne Simpson e de Abdulfattah John Jandali, membro de uma proeminente família síria proprietária de poços de petróleo, empresas e propriedades agrícolas. O casal se conheceu em meados dos anos 50 na Universidade de Wisconsin. Os pais de Joanne, alemães católicos, eram contra o relacionamento. Com a descoberta da gravidez em 1954, após uma viagem do casal à Síria, Joanne e Jandali decidiram não se casar e ceder o bebê para adoção. Joanne viajou para São Francisco onde ficou sob proteção de um médico que cuidava de mães solteiras, fazia partos e cuidava de adoções sigilosas. Joanne exigiu que seu filho fosse adotado por um casal com pós-graduação universitária. Inicialmente, o bebê seria adotado por um advogado e sua esposa que acabaram declinado após o parto, pois queriam uma menina




Postar um comentário

0 Comentários