Computador é uma máquina capaz
de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento
de dados. Um computador pode possuir inúmeros atributos, dentre eles armazenamento
de dados, processamento
de dados, cálculo em grande escala, desenho
industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por
algum cálculo. Em geral, entende-se por
computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda
o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria
da computação.
Assumiu-se que os computadores
pessoais e laptops são ícones da Era
da Informação; e isto é o que muitas pessoas consideram como
"computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de
computador em uso são os sistemas
embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros
dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.
Segundo Pierre
Lévy, no livro "Cibercultura", o computador não é mais um
centro, e sim um nó, um terminal, um componente da rede universal calculante.
Em certo sentido, há apenas um único computador, mas é impossível traçar seus
limites, definir seu contorno. É um computador cujo centro está em toda parte e
a circunferência em lugar algum, um computador hipertextual, disperso, vivo,
fervilhante, inacabado: o ciberespaço em si.
O
computador evoluiu em sua capacidade de armazenamento de informações, que é
cada vez maior, o que possibilita a todos um acesso cada vez maior a
informação. Isto significa que o computador agora representa apenas um ponto de
um novo espaço, o ciberespaço. Essas informações contidas em computadores de
todo mundo e presentes no ciberespaço, possibilitam aos usuários um acesso a
novos mundos, novas culturas, sem a locomoção física. Com todo este
armazenamento de textos, imagens, dados, etc.
Houve
também uma grande mudança no comportamento empresarial, com uma forte redução
de custo e uma descompartimentalização das mesmas. Antes o que era obstante
agora é próximo, as máquinas, componentes do ciberespaço, com seus
compartimentos de saída, otimizaram o tempo e os custos.
Classificação dos computadores
Computadores podem ser
classificados de acordo com a função que exercem ou pelas suas dimensões
(capacidade de processamento). A capacidade de processamento é medida em flops.
Quanto à Capacidade
de Processamento
Microcomputador -
Também chamado Computador pessoal ou
ainda Computador doméstico.
Segundo a Lista Top 10 Flops,
chegam atualmente aos 107,58 GFlops5 (Core i7 980x da Intel).
Console ou videogame - Ao mesmo tempo função
e capacidade. Não chega a ser um computador propriamente dito, mas os atuais PlayStation 3 e Xbox 360 alcançam
218 e 115 GFlops respectivamente.
Mainframe - Um computador maior em
tamanho e mais poderoso. Segundo a Lista Top500 de
jun/2010, ficam na casa dos TFlops (de 20 a 80 TFlops), recebendo o
nome comercial de servidores (naquela lista), que na verdade é a função para a
qual foram fabricados e não sua capacidade, que é de mainframe.
Supercomputador -
Muito maior em dimensões, pesando algumas toneladas e capaz de, em alguns
casos, efetuar cálculos que levariam 100 anos para serem calculados em um
microcomputador. Seu desempenho ultrapassa 80 TFlops, chegando a 1.750 TFlops
(1,75 PFlops)
Quanto às suas Funções
Console ou videogame -
Como dito não são computadores propriamente ditos, mas atualmente conseguem
realizar muitas, senão quase todas, as funções dos computadores pessoais.
Servidor (server) - Um computador que serve uma rede de computadores.
São de diversos tipos. Tanto microcomputadores quanto mainframes são usados
como servidores.
Estação de trabalho (workstation) - Serve um único
usuário e tende a possuir hardware e software não
encontráveis em computadores pessoais, embora externamente se pareçam muito com
os computadores pessoais. Tanto microcomputadores quanto mainframes são usados
como estações de trabalho.
Sistema embarcado,
computador dedicado ou computador integrado (embedded
computer) -
De menores proporções, é parte integrante de uma máquina ou dispositivo. Por
exemplo uma unidade de comando da injeção eletrônica de um automóvel, que é
específica para atuar no gerenciamento eletrônico do sistema de injeção de
combustível e ignição. Eles são chamados de dedicados pois executam apenas a
tarefa para a qual foram programados. Tendem a ter baixa capacidade de
processamento, às vezes inferior aos microcomputadores.
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