Eniac e Mark 1

ENIAC (1945)


Duas mulheres operando o ENIAC 


Muitos dizem que o Mark 1 foi o primeiro computador, entre tanto o ENIAC foi uma máquina eletrônica diferentemente do Mark 1 que era eletromecânico. Era tão grande que tinha de ser disposto em U com três painéis sobre rodas, para que os operadores pudessem se mover em torno dele. Foram gastos cerca de $500.000,00 (quinhentos mil) em sua construção. Quando em operação, outros complexos cálculos de balística passaram a realizar–se em alucinantes 30 segundos, quando com as calculadoras manuais que até aí se usavam demorava 12 horas se obter o mesmo resultado. O centro de processamento tinha uma estrutura muito similar a dos processadores mais básicos que atualmente utilizamos nas nossas calculadoras de bolso. Tinha 20 registos de dez dígitos cada, onde se podiam efetuar somas, subtrações, multiplicações, divisões e raízes quadradas. O ENIAC era programado através de milhares de interruptores, podendo cada um dele assumir o valor 1 ou 0 consoante o interruptor estava ligado ou desligado. Para o programar era necessário uma grande quantidade de pessoas que percorriam as longas filas de interruptores dando ao ENIAC as instruções necessárias para computar, ou seja, calcular. Existia uma equipe de 80 mulheres na Universidade da Pensilvânia cuja função era calcular manualmente as equações diferenciais necessárias para os cálculos de balística. O exército chamava a função destas pessoas computadores. Quando o ENIAC ficou pronto, 6 mulheres foram escolhidas para testarem a nova máquina.

a imagem, nos mostra como eram as válvulas do ENIAC.


Vendo essa foto, é fácil imaginar por que as válvulas eram tão problemáticas e caras: elas eram complexas demais. Mesmo assim, na época, as válvulas eram o que existia de mais avançado, permitindo que computadores como o ENIAC executassem em poucos segundos, cálculos que um matemático equipado com uma calculadora mecânica demorava horas para executar. Uma equipe preparava os cartões, incluindo as operações a serem realizadas, formando uma pilha, outra ia trocando os cartões no leitor do ENIAC, e uma terceira "traduzia" os resultados, também impressos em cartões.

ENIAC

MARK 1 (1944)

Harvard MARK 1-1944

O IBM chamado Mark I pela Universidade de Harvard, a equipe 's, foi um propósito geral eletro - mecânico de computador que foi usado no esforço de guerra durante a última parte da Segunda Guerra Mundial .
O conceito original foi apresentado à IBM por Howard Aiken , em novembro de 1937.  Depois de um estudo de viabilidade por engenheiros da IBM, Thomas Watson Sr. , pessoalmente, aprovou o projeto e seu financiamento em fevereiro de 1939.
Howard Aiken começou a procurar uma empresa para projetar e construir sua calculadora no início de 1937. Depois de duas rejeições, ele viu um conjunto de demonstração que Charles Babbage filho 's tinha dado para a universidade de Harvard 50 anos mais cedo. Isso o levou a estudar Babbage e adicionar referências da máquina analítica de sua proposta, a máquina resultante ". Trouxe princípios de Babbage do motor analítico quase a plena realização, enquanto a adição de importantes novos recursos" 
A ASCC foi desenvolvido e construído pela IBM em seu Endicott planta e enviados para Harvard em fevereiro de 1944. Começou cálculos para os EUA Navy Bureau of Ships em maio e foi apresentado oficialmente à universidade no dia 7 de agosto de 1944.
Um dos primeiros programas que são executados no Mark I foi iniciado em 29 de março de 1944 por Neumann, que trabalhou no projeto Manhattan na época, e necessários para determinar se a implosão era uma opção viável para detonar a bomba atômica um ano antes de sua utilização. O Mark I também calculado e impresso tabelas matemáticas que era o objetivo inicial de Charles Babbage para a sua máquina analítica.
O Mark I foi oficialmente aposentado, após 15 anos de serviço, em 1959.
Tinha 60 conjuntos de 24 chaves para a entrada manual de dados e pode armazenar 72 números, cada um 23 dígitos decimais de comprimento. Poderia fazer três adições ou subtrações em um segundo. A multiplicação levou seis segundos, uma divisão teve 15,3 segundo e um logaritmo ou uma função trigonométrica levou mais de um minuto.
Harvard Mark-I in use, 1944.





Postar um comentário

0 Comentários