Informatica na Agricultura

Irrigação.
A utilização de computadores nos dias de hoje está presente nas mais diversas atividades. Seu uso vai desde o gerenciamento de transações bancárias, controle contábil, comercialização de bens, gerenciamento de companhias, hospitais, escolas, bem como em atividades de pesquisa e desenvolvimento. É uma tarefa quase impossível descrever todos os possíveis usos que se pode dar á um computador.
Nesse universo de utilizações, temos o uso dos computadores na agricultura e na pecuária. Seu uso somente aumentou nos últimos 10 anos, período em que tivemos uma redução no tamanho do equipamento e uma redução no seu preço final. Assim, o computador passa á ser mais acessível para o usuário, neste caso o agricultor.
O rápido desenvolvimento na tecnologia e a redução do custo dos equipamentos têm auxiliado na coleta, armazenamento e processamento de dados e informações de maneira mais eficiente nos mais variados processos produtivos, inclusive o agrícola. Assim, a informação passa á ser extremamente valiosa e deve ser considerada como mais um insumo no processo produtivo. A informática representa, dessa maneira, um auxilio grandioso á agricultura reduzindo os custos dessa informação, seja ela, técnica ou de mercado.
O uso de computadores na agricultura pode contribuir, e isso é inegável, com um aumento significativo na produtividade. Mas, mesmo sabendo que esta ferramenta é útil para o aumento da produtividade na agricultura, porque seu uso não é, ainda, tão disseminado? Uma resposta clara, porém não muito aceita, é uma resistência ao uso da mesma. Há uma resistência por parte dos agricultores em aceitar esta nova tecnologia. Outra resposta possível é que a redução da margem de lucros e da competitividade na atividade agropecuária inibe, num primeiro momento, os investimentos em modernização; o que faz com que haja um continuo atraso ou adiamento na adoção dessa nova ferramenta ou tecnologia na fazenda.
A adoção da informatização na fazenda não é a solução para todos os problemas da propriedade. Se não houver um bom controle na fazenda, ainda que manualmente através de escrituração adequada, não adianta nada informatizar. Isso representaria um problema ainda maior, pois as informações geradas seriam oriundas de dados não confiáveis, o que certamente originaria informações improcedentes e de pouca valia ao processo produtivo. Esse tipo de erro já foi cometido muitas vezes no passado e foi, sem duvida, um dos responsáveis pela falta de credibilidade inicial que os agricultores deveriam ter nessa nova ferramenta. Talvez isso explique em parte a resistência em sua adoção. Deve-se ter em mente que a informatização da propriedade agrícola é um meio e não um fim.
Mesmo assim, o uso dos computadores em vários segmentos agrícolas tem aumentado nos últimos anos e as principais razões para seu uso que são relatadas pelos produtores tem sido:
1. A necessidade de um melhor controle das atividades durante o processo produtivo,
2. Melhor gerenciamento e organização das empresas,
3. Mais agilidade e facilidade na obtenção de informações.
Da mesma maneira que há motivos para sua adoção, muitos produtores relatam como problemas ou dificuldades para adoção do uso da informática:
1. Falta de treinamento e assistência técnica,
2. Falta de programas adequados e simples,
3. Dificuldade na obtenção de dados
4. Custo dos programas

Quando a possibilidade do uso de computadores tornou se realidade no meio agrícola, á algum tempo atrás, houve um apelo de marketing muito grande para que os produtores o utilizassem. Os computadores eram vistos no campo, no meio das plantações ou mesmo junto ao rebanho.
Sistema de GPS agrícola

Postar um comentário

0 Comentários